O Que Fazer no Jalapão: Experiências Imperdíveis

Se você está buscando se desconectar, viver experiências diferentes, visitar cenários exuberantes e conhecer pessoas maravilhosas, o Jalapão precisa ser seu próximo destino!

Por aqui o sinal de celular e TV são substituídos por conversas ao pé do fogo de chão, com simplicidade, sorrisos, hospitalidade e muitas estórias para contar. E o estresse cotidiano dá lugar as coisas simples e mais espetaculares: o estilo de viver integrado à natureza!

Seus dias aqui serão dedicados apenas a sentir, contemplar, viver e experimentar!

E há muito o que fazer no Jalapão, sendo algumas experiências imperdíveis. Selecionamos algumas:

1) Flutuar nos Fervedouros

As fotos mais famosas do Jalapão incluem sempre alguém flutuando em piscinas naturais de águas cristalinas e morninhas.

Pois esses são os fervedouros!

O fenômeno natural é único e, exatamente por isso, especial! As nascentes em meio ao cerrado do Tocantins brotam de lençóis freáticos com tanta pressão que fazem com que as pessoas flutuem na água sem nenhum esforço e para completar a areia em suspensão dá a falsa impressão de que há fundo na piscina dos fervedouros. Não se engane! Nos pontos onde brota a água das nascentes é impossível tocar o pé no chão!

Estima-se que existem fervedouros com até 30 metros de profundidade!

Apesar da estranheza inicial ao nadar em um local "sem fundo", a experiência é absolutamente incrível!

2) Apreciar o Pôr do Sol

Ano após ano a erosão natural da Serra do Espírito Santo formaram as Dunas do Jalapão. O cenário é espetacular, com areias douradas formando elevações de até 40 metros!

E é essa paisagem a mais popular para apreciar o pôr do sol, pois as cores do final da tarde intensificam a cor das dunas, gerando um deslumbre aos olhos!

A Pedra Furada é outro desses pontos famosos. A formação de arenito ganhou buracos esculpidos naturalmente pelo vento e o sol entra pelas frestas da rocha e deixam tudo especial!

Portanto, o fim de tarde já tem lugar garantido para ir!

3) Curtir o Nascer do Sol

Há quanto tempo você não pára para contemplar o nascer de mais um dia? E esse momento em um cenário especial?

Pois aqui, dorme-se cedo e acorda-se mais cedo ainda para subir a Serra do Espírito Santo e do alto dos arenitos dourados ver o espetacular nascer do sol atrás da serra.

A subida é puxada, equivale a um prédio de 83 andares e a trilha até o mirante principal leva, em média, 50 minutos, mas você verá que todo esforço será recompensado.

4) Refrescar-se em Águas Puras

Você sabia que o Rio Novo é considerado um dos maiores rios de água potável do mundo?

Pois ele cruzará seu caminho várias vezes aqui no Jalapão.

Então, aproveite para relaxar na praia de sua margem de areia branquinhas, e se banhar nas águas puras da Cachoeira da Velha. E, claro, sentir aquela adrenalina no rafting descendo as corredeiras!

5) Descubrir as Cachoeiras no Deserto

Não é à toa que o Jalapão tem sido chamado de "Deserto das Águas". O motivo é fácil perceber: na paisagem inóspita do cerrado brotam diversas cachoeiras dos rios que cortam a região.

E você poderá descobrir muitas delas para se refrescar do calor e relaxar!

6) Contar as Estrelas no Céu

Já ouviu falar que no Jalapão os dias são maravilhosos e as noites espetaculares?

Pois você verá isso, especialmente na época seca, quando à noite o céu torna-se limpo e pela pouca iluminação ao redor, conseguimos ver o céu estrelado com uma intensidade especial. A via láctea pode ser vista a olho nu bem fácil.

Jalapão também é lugar de observar toda a constelação e nunca mais esquecer desse céu, quem sabe com uma fogueira e um banho no Rio Novo!

7) Conhecer para Preservar o Capim Dourado

Um capim que nasce nos campos naturalmente... falando assim, parece ser só mais uma planta por aí.

Mas, o capim dourado é especial, pois pelas mãos dos artesãos do Jalapão ele ganha forma e se transforma em bijuterias, bolsas, chapéus e lindo objetos de decoração!

O capim raro é encontrado apenas no Jalapão e, por isso tem a colheita controlada para que não entre em extinção.

Então, na hora de comprar produtos desse capim, certifique-se de que as peças são de origem das comunidades locais. Ótimos pontos de compra são as lojinhas em Ponte Alta, Mateiros, São Félix e na comunidade quilombola do Mumbuco.

8) Conhecer Pessoas Sensacionais

Por última, mas a mais importante experiência que você terá no Jalapão, será conhecer as pessoas que aqui nasceram e o estilo que elas vivem.

Simplicidade, hospitalidade e respeito são apenas algumas palavras para descrever esse povo alegre, acolhedor e que, com certeza, vai mudar sua cabeça e transformar seus conceitos! 

Prontos para viver todas essas experiências? Então vem pro Jalapão!




Veja os Pacotes e venha para o Jalapão!