Volta ao Parque com Trilhas e Rafting

Um roteiro diferenciado para uma experiência transformadora na Volta ao Parque do Jalapão.


PARA QUEM É ESSE PACOTE

O Roteiro Volta ao Parque do Jalapão é para pessoas que não querem apenas conhecer os locais paradisíacos que existem no Jalapão, mas buscam vivenciar o destino, querem conhecer a cultura jalapoeira, conversar com pessoas nascidas aqui e com histórias incríveis, além de explorar a natureza ao máximo fazendo trilhas a pé e se aventurando nas águas, tudo com paisagens belíssimas ao redor!

Esse roteiro é para se desconectar, comtemplar as belezas e saber que a simplicidade é uma riqueza imensurável! A cada passo, você será recompensado com tesouros escondidos nas veredas, com rios de águas cristalinas e cenários único!

O Roteiro Volta ao Parque é para quem quer se entregar à experiência de viver o Jalapão!


COMO É O ROTEIRO

Esse roteiro compreende 6 (seis) dias completos e 5 (cinco) noites de experiências e aventuras sem iguais!

Veja a programação.


Dia 1 - Palmas / São Félix

Saíremos com destino ao Jalapão Ecolodge, mas antes uma parada no almoço na Fazenda Rosalina, na região do Morro Vermelho. Logo após seguiremos para o Jalapão Ecolodge, onde teremos a oportunidade de um refrescante banho na enseada do rio Soninho. No final da tarde subiremos o Morro da Catedral, um dos cartões-postais do Jalapão, onde teremos a magnífica experiência de apreciar um belíssimo e inenarrável entardecer. Após a descida, faremos nosso jantar e pernoite em São Félix.

CRONOLOGIA DO DIA ESTIMADA

o 7h30 – Saída de Palmas 
o 9h30 – Parada técnica em Lagoa do Tocantins
o 11h30 – Almoço Fazenda Rosalina - Morro Vermelho
o 15h – Banho na Enseada do rio Soninho
o 16h30 – Subida no Morro da Catedral
o 20h – Jantar


Dia 2 - São Félix

Começaremos nosso dia intenso às 6h da manhã, onde iremos fazer trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 12km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha uma oportunidade de vermos de um ângulo diferente do convencional, ou seja, na parte de dentro do parque.

No almoço faremos um piquenique em uma das prainhas do Rio Novo, uma chance de comer em meio a natureza. Na sequência faremos um Rafting de 2 horas, com corredeiras classe IV, para que todos possam conhecer a emoção que é remar no Jalapão, uma dose de adrenalina na medida para ficar marcada como o cartão de visita na mente dos amantes da natureza que visitam o Jalapão. Visitaremos também, várias prainhas no maior Rio de águas limpas e potável do Brasil.

Depois de finalizado o rafting, retornamos por uma trilha de mais 3,5km até o Jalapão Ecolodge com chegada prevista as 18h. Após um breve descanso, partiremos para cidade de São Félix para jantar e pernoite.

ROTEIRO ALTERNATIVO (de novembro a abril)

Em virtude do período de chuvas e questões operacionais e segurança, haverá uma mudança do percurso: iremos percorrer uma trilha de 5 km entre o Fervedouro do Alecrim e o Fervedouro do Bela Vista. Após o almoço partiremos para uma aventura de Rafting por 12km, aproximadamente 2 horas e meia de descida classe II ou III pelo rio Soninho. Final do dia chegaremos a cidade de São Félix para jantar e pernoite.

CRONOLOGIA DO DIA ESTIMADA

o 6h – Início da Travessia da Velha (12km)
o 10h30 – Chegada prevista na Cachoeira
o 12h  – Lanche de trilha
o 13h40 – Instruções para Rafting (10km)
o 16h – Término do rafting
o 16h30min – retomada travessia da velha (3,5km)
o 18h – Chegada no Ecolodge
o 18h30min Saída para São Félix
o 20h – Jantar


Dia 3 - São Félix / Mateiros

Após o café da manhã seguiremos em direção à Mateiros, visitaremos o Fervedouro Macaúbas. Depois do banho de rio iremos caminhar 4 km em meio ao Cerrado, até o Fervedouro Encontro das Águas. Iremos desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Em seguida almoçaremos uma típica comida Jalapoeira na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado.

Após um breve descanso, seguiremos até a Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Jalapão, com suas águas de cor verde esmeralda que proporciona um banho relaxante e renovador para o corpo. Um dos mais desejados e belos para banho, mergulho e flutuação. Em seguida iremos ao Morro do Jacurutu, apreciar o entardecer e testar nossa visão na imensidão do relevo do Jalapão. Partimos para a cidade de Mateiros para jantar e pernoite.

CRONOLOGIA DO DIA ESTIMADA

o 7h – Café da manhã
o 7h30 – Saída para Fervedouro Macaúbas
o 9h – Início Caminhada entre os fervedouros (4km)
o 10h30 – Visita ao Encontro dos Rios
o 12h – Almoço Mumbuca
o 14h – Visita Cachoeira Formiga
o 17h30 – Subida ao Morro do Jacurutu
o 19h30min – Jantar


Dia 4 - Mateiros / Ponte Alta

Começaremos o dia bem cedo (em torno das 04 horas da manhã), com um trekking na Serra do Espírito Santo, aproximadamente 4 horas de duração com uma subida de 500 metros, mais uma trilha de 3 km em cima da Serra, onde poderemos apreciar o alvorecer e uma paisagem deslumbrante. Depois iremos tomar café regado de histórias no Bar de Dona Abenita. Em seguida visitaremos as Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas para apreciar essa paisagem autêntica da região jalapoeira.

Logo após a visita das Dunas, conheceremos uma prainha do rio Novo onde poderemos tomar um banho e almoçaremos no restaurante do Sr. Adélio na Comunidade do Rio Novo. Após o descanso seguiremos para Ponte Alta para jantar e pernoite.

CRONOLOGIA DO DIA ESTIMADA

o 4h – Saída de Carro para o Mirante da Serra do Espírito Santo
o 8h - Café da Manhã na Dona Benita
o 9h – Visita às Dunas
o 10h30 – Banho na prainha do rio Novo
o 13h – Almoço
o 20h – Jantar e Pernoite


Dia 5 - Ponte Alta / Taquaruçu

Sairemos em direção à Palmas, mas não sem antes conhecer outro cartão-postal da região, a Pedra Furada, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva. Em seguida deslocaremos para o Canyon Encantado, um lugar de beleza rara e única, em algumas épocas do ano chega a ter mais de cinco cachoeiras que podem ser vistas do mesmo lugar, faremos uma caminhada por dentro do canyon aproximadamente de 1,5 km. Almoçaremos na Fazenda Baixão Verde, com a culinária de Dona Delza, onde apreciaremos uma deliciosa comida caseira, após um breve descanso seguiremos para Taquaruçu, com chegada prevista para às 19 horas.

CRONOLOGIA DO DIA

o 7h – Café da Manhã
o 8h – Visita a Pedra Furada
o 9h – Visita ao Canion Encantado
o 13h – Almoço na D. Delza
o 19h Chegada prevista em Taquaruçu


Dia 6 - Taquaruçu / Palmas

Esse será um dia relaxante e cheio de encantos em Taquaruçu, um lugarzinho aconchegante e bucólico, de gente hospitaleira e cheio de cachoeiras de águas frias e cristalinas. Visitaremos a Fazenda Ecológica para curtir a bela Cachoeira das Araras (25m), talvez aqui tenhamos a oportunidade de sermos conduzidos pelos labradores dóceis da propriedade. Após o almoço iremos conhecer mais dois atrativos, a Cachoeira Escorrega Macaco (50m de altura) e a Cachoeira Roncadeira (70m). Em seguida iremos apreciar o entardecer em algum local especial e retornaremos para Palmas.

CRONOLOGIA DO DIA ESTIMADA

o 8h – Café da manhã
o 9h – Vivência Surpresa
o 10h30 – Cachoeira das Araras
o 12h – Almoço Fazenda Ecológica
o 14h – Vista a Cachoeira Escorrega Macaco e Roncadeira (Opcional Rapel)
o 16h30 – Opcional Tirolesa
o 19h30 – Chegada em Palmas


Opcional: Tirolesa de 1.200m (R$ 120 por pessoa) e Rapel de 70m (R$120 por pessoa). Consulte disponibilidade com o guia ou seu consultor de viagem.


*PODE HAVER ALTERAÇÕES NO ROTEIRO DEVIDO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS OU ALGUM FATOR QUE O GUIA JULGUE COMPROMETER A INTEGRIDADE FÍSICA DO GRUPO.


O QUE ESTÁ INCLUSO NO PACOTE

1. Transporte para a região do Jalapão em veículo 4x4, partindo e retornando para Palmas;

2. Hospedagem durante o roteiro em apartamentos solteiro ou duplos ou triplos (não inclui hospedagem em Palmas).

3. Alimentação – pensão completa com valorização da culinária regional (café da manhã, almoço e jantar, além do lanche de trilha - barras de cereal, biscoitos, paçoca de carne e/ou frutas ou outros similares). Não inclui bebidas e nem alimentação em Palmas.

4. Água mineral durante o percurso.

5. Taxa de visitação nos atrativos.

6. Acompanhamento durante todo o percurso de guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo.

7. Seguro viagem.

8. Flexibilidade na operação da expedição.

9. Equipe capacitada e há mais de 10 anos atuando na região.

10. Interação com as comunidades tradicionais.

10. Rafting e trilhas mencionadas no roteiro.


NÃO INCLUI

Qualquer item não mencionado acima,

Não inclui hospedagem e alimentação em Palmas, nem passeios opcionais.


CENÁRIOS E EXPERIÊNCIAS - UM PULO

Conheça um pouco mais dos cenários e experiências do passeio Volta ao Parque nos episódios produzidos pelo canal Um Pulo do YouTube.

JALAPÃO EPISÓDIO 1

JALAPÃO EPISÓDIO 2


HOSPEDAGENS

Clique no nome e conheça abaixo as nossas hospedagens padrão em vídeos 360 graus:

ÁGUAS DO JALAPÃO

POUSADA SÃO FÉLIX

BEIRA DA MATA

JALAPÃO ECOLODGE


Venha curtir aventuras em um dos cenários mais lindos do Brasil! Vem pro Jalapão com a Cerrado Rupestre!

Compre Já